sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Por que sair do Brasil ? Parte 3

Em rítimo de carnaval .....


   Diz um ditado "Quando um não quer dois não brigam". Eu acho que podemos aplicar ele de alguma forma no assunto imigração da seguinte maneira: "Quando um não quer, provavelmente alguma coisa vai fracassar", e essa alguma coisa tanto pode ser a imigração quanto o casamento,  ou até mesmo ambos.

   Mas vocês podem perguntar, Qual o motivo de contar isso ? Bem eu posso dizer que tanto o meu projeto de imigração quanto o meu casamento quase fracassaram. A verdade é que minha amada esposa sempre foi resistente a mudanças, sejam elas de qualquer nível, então não preciso nem dizer que ela não estava nem um pouco animada com essa conversa de Canadá, Quebec e etc. 

   Eu estava decidido a tocar o projeto custe o que custar pois tinha certeza que nada aqui prestava e o Quebec era a solução mágica para todos os nosso problemas. Creio que 3 coisas poderiam ter acontecido se eu não tivesse parado para refletir no que eu estava fazendo:

  1. O casamento fatalmente acabaria pois seriamos duas pessoas com objetivos de vida diferentes
  2. Iriamos para o Quebec, mas provavlmente seria um fracasso, pois na primeira dificuldade fatalmente começaria um papo de no Brasil não tinhamos esses problemas e etc
  3. Por um milagre divino tudo daria certo e seriamos felizes para sempre
    Então felizmente parei para refletir a fundo e conversar de forma honesta com a minha outra metade. Parei para pensar que hoje eu tenho uma vida tranquila financeiramente, um bom emprego, o Brasil não é tão feio assim, tem lugares maravilhosos, tem a família (não que eu seja muito apegado), mas tem também todos os problemas que já estamos carecas de saber. Então por que deixar o Brasil ?  Hoje creio que minha resposta seria mais ou menos dessa maneira:

   -É verdade que o Brasil tem sérios problemas, mas mesmo assim eu vivo uma vida tranquila. Mas as vezes precisamos sair da zona de conforto e mudar para crescermos. E eu acho que vida é muito curta e o mundo muito grande para vivermos pautados pela mediocridade. Existe um mundo lá fora a ser descoberto.

    E por que o Quebec ?

   - Por que eu me identifiquei muito com sua história e sua cultura. Um lugar onde na minha opinião o termo social democracia se encaixa com perfeição. Um povo que mesmo cercado por uma outra cultura e língua se orgulha de suas origens e da língua francesa.  Je me souviens .... Fico impressionado como 3 simples palavras conseguem passar tão bem o sentimento desse povo.

    Essa pelo menos é a minha impressão aqui do Brasil.

    E quanto a imigração ? Pelo menos o que ficou acertado é uma visita de reconhecimento e ai só então vamos ver o que a patroa vai achar do Quebec. E esse será o assunto do meu próximo post. A operação Montreal 2013 :)

2 comentários:

  1. Concordo perfeitamente que de vez em quando é bom sairmos da zona de conforto e buscarmos novos desafios.

    Foi por esse motivo, que há um tempinho, também me decidir por imigrar para o Canadá, talvez Québec. Na época, ja vinha estudando francês, por outro motivo, e decidi fazer a tal viagem de reconhecimento. Isso é importantíssimo, para ninguém imigrar achando que irá morar em um conto de fadas. Muita gente gasta uma nota preta com o processo de visto e, quando chega no Canadá, não se adapta, por uma série de razões, sobretudo porque achariam que viveriam, inicialmente, no mesmo nível de conforto que no Brasil, arrumariam fácil um trabalho com um bom salário etc.

    Fiquei um mês em Montreal para aperfeiçoar o francês, hospedada em casa de família canadense. Nem achei o Québec lá aquelas coisas, os canadenses não são lá aquelas coisas e concluí que meu lugar, por enquanto, é o Brasil, apesar de tudo. Desde então venho buscando novos desafios de outra maneira.

    Uma vez li em algum blog de imigração que imigrar é nascer de novo. É a mais pura verdade. E eu não estou tão disposta assim a nascer de novo, porque a minha vida atual é muito boa, isso é o que pega. Tenho muita coisa a perder.

    Por favor, não encare o meu depoimento como um desestímulo. Há muita gente que imigra para o Canadá e está satisfeita com a decisão tomada. Apenas é um alerta para que vocês não fiquem deslumbrados com a ideia de imigrar e se esborracharem no chão depois. É fundamental vocês viajarem ao Canadá antes qualquer decisão séria ser tomada, para verem se é isso mesmo que desejam. Depois disso, tirem suas próprias conclusões. Boa sorte na empreitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá !!! Obrigado pela visita !!!

      De maneira nenhuma encaro o seu depoimento como desestímulo, muito pelo contrário, o importante é todos nós encontrarmos uma resposta sincera para essa questão e a sua foi ficar no Brasil. Isso não tem nenhum problema pois não torna você melhor ou pior do que ninguém.

      Eu já passei pela fase de deslumbramento e cegueira em relação ao Canadá/Québec. Quando a pessoa é solteira é mais "fácil", mas quando se trata de um casal/familia como é um meu caso as coisas já são mais complicadas pois não posso pensar apenas por mim mesmo. Eu não vejo o QC como terra prometida etc e tal pois eu sei que lá pode não ter certos problemas que aqui tem, mas tem outros e as vezes até os mesmos (ainda que em escalas diferentes). Para o meu perfil eu creio que eu me adaptaria no QC, mas para a minha esposa pode ser mais difícil.

      O grande problema as vezes é o nosso orgulho. Admitir erros muitas vezes é difícil. Mas como eu disse se você vai para outro país, fica no Brasil, vai e volta, nada disso te faz melhor ou pior do que ninguém, o importante é você ser feliz/realizado seja lá onde for.

      Excluir