quarta-feira, 23 de maio de 2012

Estudantes, Lei 78 e etc



   Creio que todos que estão se preparando para imigrar para o QC estão ao menos sabendo o que está acontecendo por lá em relação a manifestação dos estudantes.  Então não tem como fugir desse assunto, mas devo alertar que as próximas linhas apresentam o meu ponto de vista portanto não me espanquem :)

   É difícil dar uma opinião sobre algo quando você está a mais de 9.000 km de distância e não está vivendo o "calor" do ambiente. Uma outra coisa é que eu não tive tempo de analisar os números do orçamento do QC, pois eu gosto de tudo "preto no branco" para opinar sobre questões financeiras. 


O aumento é justo ?

    Para mim é um assunto delicado. A educação já é fortemente subsidiada e é a mais barata de todo o Canadá. Mas isso só é possível graças a uma carga mais elevada de impostos, foi o preço que todos aceitaram pagar na revolução tranquila pelas mudanças que melhoraram a vida e pode-se dizer que ajudaram a fazer o QC de hoje.  Se o governo do "seu Jean Charest" não estivesse metido em casos de corrupção talvez teria mais moral para defender o aumento, mas esses fatos só serviram para apimentar os debates, afinal você aceitaria numa boa um aumento sabendo que o seu governo não administra bem o dinheiro público sendo corrupto ?

   Lei 78 - o tiro no pé

   Se a questão do aumento dividia opiniões seja entre os estudantes ou na sociedade em geral, me parece que o "seu Jean" deu um tiro no próprio pé com a famigerada lei especial 78.  Para mim foi um tiro no pé pelos seguintes motivos:

  • Não resolveu de forma alguma a questão dos excessos nos protestos dos estudantes. Apenas piorou a situação e intensificou os protestos.
  • Colocou a polícia numa sinuca de bico pois ainda que a manifestação seja pacífica e for contra a 78 eles vão ter de dispersar e ai já viu né, mais confusão.
  • Pelo que pude perceber trouxe uma boa parte da sociedade para os protestos não pelo aumento, mas pela lei 78. 
Resumo do resumo

   A questão já fugiu a muito tempo de um simples aumento do valor no ensino superior para uma questão política maior onde ambos os lados já cometeram bobagens. E não vou nem entrar na questão de nacionalismo, interesses de sindicatos, políticos e etc.

   Isso tudo só me dá mais tesão de ir para o QC, pois não suporto essa letargia do povo brasileiro. 

3 comentários:

  1. Mais ou menos, não existem santos nesta história.

    Atos como as bombas de fumaça no metro de Montreal e a agressão e retirada à força dos alunos que não aderiram a greve e foram para aula não é protesto. É criminoso.

    Nada diferente do que acontece na USP todos os anos.

    Eu estou indo para o Canadá em busca de uma vida civilizada, não de estudantes que se comportam como as nossas torcidas organizadas - independente do time/causa.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente meu caro Alexandre que esse fatos citados são criminosos. Mas na minha opinião isso não foi uma constante do movimento como um todo. Sempre vão existir os mais radicais e sempre vão existir também grupos com outros interesses a se aproveitar da situação para tirar proveito político. E não podemos nos esquecer que a corrupção também é igualmente um ato criminoso.

    Eu acho irônico justo os liberais que eram domizados pela união nacional na época pré-revolução (que dizia que os liberais eram do inferno por assim dizer pela cor vermelha do partido) hoje estar "demonizando" de certa forma os estudantes.
    Eu particularmente acho válido o questionamento em relação ao aumento quando se tem casos de corrupção no qual inclui contratos das universidades com fornecedores. E esse questionamento acredite não é de hoje. Mas isso agora tomou uma dimensão muito maior do que simplesmente o aumento em si.

    Extremistas e pessoas sem respeito meu caro amigo infelizmente exitem em qualquer lugar e isso inclui o Canadá. Mas esses protestos na minha opinião estão bem light se comparados ao estrago que estudantes fazem na França ou no Chile por exemplo. Se fosse nessa proporção acho que Montreal estaria em chamas a umas 3 semanas :)

    ResponderExcluir
  3. Bem colocado o post e as observações. Tenho uma opinião muito contraria sobre os protestos e a reivindicação estudantil, talvez porque minha opinião foi construída baseada nos moldes brasileiros.
    Com tudo acho que uma observação é valida, - Às vezes estamos tão intoxicados com uma realidade que não percebemos mais onde estamos no mundo-
    Então acho que a única solução é estourar a bolha em que esses estudantes vivem. Talvez o governo devesse promover o desafio “ Ache uma universidade onde você pagaria 327 dólares por ano em 7 anos, que eu isento a taxa para sempre.”

    Deixar de ir para QC e escolher outra cidade ou província? Bom, acho radical de mais, nos brasileiros estamos acostumados com um ambiente muito mais inóspito, e provavelmente esses ato acontece em uma esfera da sociedade que dificilmente impacta ou representa uma parte significante da sociedade.

    E se a coisa degringolar de vez?

    Bom para nos imigrante esse é o menor dos problemas, prq não importa em que pais vivermos, nos sempre sabemos o que buscamos.

    ResponderExcluir