quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Série sobre o sistema de sáude no QC - Episódio 7


Série sobre o sistema de sáude no QC - Episódio 6


O desafio do CV

(desenterrando talentos)


    Estou a dois dias fazendo meu CV em inglês e francês para enviar para algumas empresas no QC. Posso dizer que tem sido um desafio, mas não pelo fato de formatar o CV nos padrões do QC, mas no sentido de qual informação colocar nele.

   Eu sou da área de TI, e aqui no Brasil todos nós sabemos  que tirando algumas exceções, o perfil do profissional é generalista (uma palavra bonitinha para faz tudo) e fica difícil definir quais informações colocar no CV, ainda mais nesse caso que não é para uma vaga específica.

   O que fazer ? Bem eu escolhi a área dentro de TI que tenho mais experiência  e estou modelando meu CV de acordo com os meus pontos fortes nessa área, mas ainda assim tenho de tomar cuidado para não passar a impressão de ser um faz tudo.

   Vamos ver qual vai ser o resultado e quem sabe em 2013 eu não esteja (ainda que como residente temporário) nas terras geladas.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Série sobre o sistema de sáude no QC - Episódio 5


Série sobre o sistema de sáude no QC - Episódio 4

(Multitask mode on)

   Quarto episódio no Sr tubo. 


Série sobre o sistema de sáude no QC - Episódio 3

(Feliz ano novo !!!)

    Segue o terceiro episódio. Esse me sensibilizou também pois eu já trabalhei um tempo aqui no Rio de Janeiro com moradores de rua e etc. 


Série sobre o sistema de sáude no QC - Episódio 2

(trabalho hoje na velocidade da luz)

    Segue o segundo episódio da série Soins Intensifs. Esse foi super especial para mim pois trouxe várias lembranças quando minha filha nasceu prematura de 25 semanas. E nesse caso posso falar por conhecimento de causa que mesmo tendo minha filha ficado internada em um hospital de referência aqui no Brasil, eu não vi aqui equipamentos de uti neonatal como esses mostrados nos vídeos. 

    Chega de papo e segue o vídeo. Profité !!!



domingo, 26 de fevereiro de 2012

Série sobre o sistema de sáude no QC - Episódio 1

(Saideira antes de dormir)

    Eu tomei conhecimento sobre essa série pelo blog da família Lapins. Eu estou gostando muito dessa série pelos seguintes motivos:

  • Mostra a rotina de trabalho em diversos setores do sistema e saúde do QC
  • Põe por terra alguns mitos sobre esse sistema para nós que estamos aqui no Brasil
  • Muito bom para treinar os ouvidos para o típico francês quebeco
Segue o primeiro episódio. A medida que eu for upando no youtube eu vou avisando.



sábado, 25 de fevereiro de 2012

Coisas que eu (não) vou sentir saudades do Brasil

(e o verão contina firme e forte)

    Imposto de Renda - Eu não vou sentir nem um pouco de saudades. Não que o imposto no Québec seja baixo (é bem alto na verdade), mas quando eu vejo o que eu paguei de imposto em 2011 e os gastos que eu tive com saúde e educação é uma coisa rídicula, e mais ridícula ainda a restituição por eu ter tido esses gastos. Pela carga tributária que temos aqui, nos teríamos de ter o melhor serviço público do mundo, mas todos nós sabemos que não é bem isso que acontece.


    Praia - Isso eu não tenho como negar, vou sentir muitas saudades. Aqui no rio de janeiro eu amo ir na prainha, pois após um mergulho no mar posso  fazer uma trilha no parque municipal e ir no mirante do caeté. Realmente vou sentir saudades dessa paisagem, mas vou ter outras para desfrutar e o caribe é "logo ali"


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Imigração em números - Parte 1

(O carnaval acabou, agora o ano começa)

   No último ano vímos mudanças tanto no processo federal como no provincial (Quebec). Vários especularam que o Canadá está fechando as portas, que o processo de imigração vai acabar e etc. Eu aguardei as informações oficiais sairem e tirei minhas próprias conclusões que vou tentar expor de uma forma não muito prolongada em uma série de posts.

   Aproveitando o feriadão do carnaval, fiquei refletindo sobre imigração, números e etc. Afinal, por que o Canadá tem um programa de  imigração ?  Bem, não exite almoço grátis. Eles não tem um programa de imigração porque são bonzinhos e sim porque precisam. Essa necessidade se deve basicamente por dois motivos: Movimentar a economia, garantir o crescimento populacional, ou em outras palavras, garantir que existirá força de trabalho ativa para pagar a aposentadoria da galera envelhecida.

   Vamos nos debruçar um pouco sobre os número da população do Québec. Consultando o "Le bilan démographique du Québec" (edição 2011) encontrei dados detalhados sobre a demografia do Québec.


Crescimento populacional 2010-2011

   A população estimada do Québec em 01 de janeiro de 2011 foi de 7 940 200 habitantes em comparação com os 7 864 400 habitantes de 2010. Isso significa um aumento em torno de  76.000 habitantes, ou seja menos de 1% de crescimento anual.  Esse crescimento de 76.000 habitantes se deveu aos seguintes números.

  • acréscimo natural líquido (nascimentos - mortes) - 30.000 
  • Migração líquida - 43.000
  • Residentes não permanentes - 3.000
   Como a questão aqui é imigração vamos olhar mais de perto esse número de migração líquida. Esse número leva em conta as migrações internacionais e as interprovinciais. Esse número foi bem alto considerando o ano de 2009 (37.400) e 2008 (27.300) e se deve ao aumento de imigrantes internacionais e de um número de imigrações interprovinciais menor. No caso do saldo de migração interprovincial um dado que eu achei curioso, de 1986 a 2010 o saldo sempre foi negativo, ou seja sairam mais pessoas para outras províncias do que chegaram. Vamos ver como foram os números de migração de 2010:

  • Imigrantes - 53.981
  • Emigrantes - 7.776
  • Outras províncias para o QC - 24.320
  • Do QC para outras províncias - 27.564
   Vemos que o saldo líquido da imigração internacional foi de 46.205, subtraindo a perda populacional para outras províncias de 3.244 chegamos a um crescimento líquido de 42.961.  

   Para finalizar essa parte, vamos imaginar que em 2010 o programa de imigração tivesse sido suspenso e não tivesse entrado um só imigrante estrangeiro, os números seriam os seguintes:

  • Nascimentos - mortes  30.000
  • Emigrantes  - (7.776)
  • Migração interprovincial líquida - (3.244)
  • Residentes não permanentes - 2.920
  O resultado seria 30.000 - 7.776 - 3.244 + 2.920 = 21.900 Habitantes.  Em vez de aumentar em torno de 76.000 teria apenas aumentado 21.900, sendo grande parte  de população fora da faixa da força de trabalho.

   No próximo post vamos continuar na nossa viagem numérica sobre a população do Québec.

    
    

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Operação Montreal 2013

Que sono .....

   Estamos planejando ir em Montreal em Janeiro de 2013. Mas logo no inverno ? Bem, eu só posso tirar férias em janeiro, então não tenho escolha. Mas vai ser bom, pois se algum dia vamos morar lá definitivamente teremos de aguentar o inverno ora bolas.

   Pretendemos passar 1 mês estudando francês. E vamos a família toda, eu a patroa e a nossa princesa. Minha idéia é alugar um apartamento por 1 mês (já andei pesquisando isso)  e viver nesse mês uma rotina "normal". Penso que essa será a forma mais honesta de apresentar o Québec para a patroa, pois viver uma rotina de turista (hotel, ou mesmo home stay) é muito fácil e bom em qualquer lugar (inclusive no Brasil).  Agora fazer compras, cozinhar, acordar cedo sem ver a luz do sol, arrumar a "casa" e etc ainda mais no inverno são outros 500. 

   Eu vou estudar na parte da manhã e minha espos talvez estude na parte da tarde, isso se conseguir equacionar horarios por causa da nossa filha. Creio que será bom pois (ainda que ela não estude) seria mais ou menos a rotina se nós estivessemos como RP. Eu saindo cedo para trabalhar e ela ficando em casa em um país desconhecido. Vai ser uma prova para ambos saber se realmente é isso que queremos.


   Mas é claro que nesse tempo eu vou tentar aproveitar tudo que o Québec tem de bom a oferecer e mostrar isso a ela. Vou provar para ela (e para mim mesmo) que o inverno não é nenhum bicho de sete cabeças e que dá para aproveitar bastante.  No final veremos se a operação montreal foi bem sucediada ou não. 

   

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Por que sair do Brasil ? Parte 3

Em rítimo de carnaval .....


   Diz um ditado "Quando um não quer dois não brigam". Eu acho que podemos aplicar ele de alguma forma no assunto imigração da seguinte maneira: "Quando um não quer, provavelmente alguma coisa vai fracassar", e essa alguma coisa tanto pode ser a imigração quanto o casamento,  ou até mesmo ambos.

   Mas vocês podem perguntar, Qual o motivo de contar isso ? Bem eu posso dizer que tanto o meu projeto de imigração quanto o meu casamento quase fracassaram. A verdade é que minha amada esposa sempre foi resistente a mudanças, sejam elas de qualquer nível, então não preciso nem dizer que ela não estava nem um pouco animada com essa conversa de Canadá, Quebec e etc. 

   Eu estava decidido a tocar o projeto custe o que custar pois tinha certeza que nada aqui prestava e o Quebec era a solução mágica para todos os nosso problemas. Creio que 3 coisas poderiam ter acontecido se eu não tivesse parado para refletir no que eu estava fazendo:

  1. O casamento fatalmente acabaria pois seriamos duas pessoas com objetivos de vida diferentes
  2. Iriamos para o Quebec, mas provavlmente seria um fracasso, pois na primeira dificuldade fatalmente começaria um papo de no Brasil não tinhamos esses problemas e etc
  3. Por um milagre divino tudo daria certo e seriamos felizes para sempre
    Então felizmente parei para refletir a fundo e conversar de forma honesta com a minha outra metade. Parei para pensar que hoje eu tenho uma vida tranquila financeiramente, um bom emprego, o Brasil não é tão feio assim, tem lugares maravilhosos, tem a família (não que eu seja muito apegado), mas tem também todos os problemas que já estamos carecas de saber. Então por que deixar o Brasil ?  Hoje creio que minha resposta seria mais ou menos dessa maneira:

   -É verdade que o Brasil tem sérios problemas, mas mesmo assim eu vivo uma vida tranquila. Mas as vezes precisamos sair da zona de conforto e mudar para crescermos. E eu acho que vida é muito curta e o mundo muito grande para vivermos pautados pela mediocridade. Existe um mundo lá fora a ser descoberto.

    E por que o Quebec ?

   - Por que eu me identifiquei muito com sua história e sua cultura. Um lugar onde na minha opinião o termo social democracia se encaixa com perfeição. Um povo que mesmo cercado por uma outra cultura e língua se orgulha de suas origens e da língua francesa.  Je me souviens .... Fico impressionado como 3 simples palavras conseguem passar tão bem o sentimento desse povo.

    Essa pelo menos é a minha impressão aqui do Brasil.

    E quanto a imigração ? Pelo menos o que ficou acertado é uma visita de reconhecimento e ai só então vamos ver o que a patroa vai achar do Quebec. E esse será o assunto do meu próximo post. A operação Montreal 2013 :)

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Por que sair do Brasil ? Parte 2

Continuando o papo .....

   Passei então a devorar tudo sobre o Canadá e seu programa de imigração. Li um pouco sobre cada província e de cara torci o nariz pelo Quebec por causa da língua francesa !!! Então após ler aos tubos tudo que a maravilhosa terra canadense poderia me oferecer decidi. Vou sair do Brasil !!!!

    Nesse ponto eu me fiz a pergunta ... por que sair Brasil ? A resposta foi óbvia:

-   Vou sair  porque esse país é uma merda onde nada presta e o Canadá é um país maravilhoso !!!! 

 E o indivíduo aqui  enchendo os ouvidos da esposa sobre o Canadá enquanto pesquisava  sobre o tal processo federal .... ai eu cai do cavalo ... péééééééééé ... Como assim tiraram TI da lista de profissões em demanda ??? Absurdo !!!!!

    Então foi ai que fiquei sabendo do processo de Quebec .... pensei , putz aprender francês ... ficar fazendo biquinho para falar ... argh !!!!!


Por que Quebec ?

   Pensei que já que não tinha outro jeito então vamos pesquisar sobre o Quebec. Então comecei a ler, ler, ler, ler e ler. Descobri que Quebec e Canadá são diferentes. Comecei a estudar sobre a cultura e história do Quebec, passando pela política e posso dizer que me apaixonei pela província. 

   Me identifiquei muito com os valores da sociedade Quebequense e resolvi encarar o francês e o processo do Quebec, mas não para apenas conseguir o visto de RP, e sim para me estabelecer no Quebec.

   Nesse ponto a resposta para a pergunta do por que sair mudou pouco .... 

-   Vou sair  porque esse país é uma merda onde nada presta e o Quebec é um país maravilhoso !!!! 

   Mas o Quebec é uma província sua anta  !!! Bem  pelo menos para mim ele é um País, mas não me chame de separatista SVP, eu tenho uma posição quanto a isso mas não vem ao caso agora.

   Nesse ponto eu estava estudanso francês como um tarado, falando sobre o Quebec 24x7 e achando tudo aqui uma bosta. 

   E é por aqui que eu paro esse post. No  próximo vou falar sobre um perigo muito grande nesse lance de imigração quando se trata de um casal. Quando a imigração é o sonho vivido apenas por uma pessoa. 

À la prochaine / See you later !!!

Por que sair do Brasil ? - Parte 1

    Como toda pessoa que pensa um dia em imigrar para o Quebec aqui estou eu a criar um blog. Eu não tenho a menor idéia de como pautar esse blog, mas a princípio será mais um diário sobre meus pensamentos e sentimentos do que um blog de utilidade pública :)

Por que sair do Brasil ?

    Essa é na verdade uma pergunta que eu me faço sempre. Por que deixar o Brasil ? Eu acho que essa reposta é muito particular e muda de caso a caso. Uns falam por causa da corrupção, outros por causa da violência, outros por causa da qualidade de vida etc. 

     Eu já me fiz essa pergunta em diferentes tempos e obtive diferentes respostas. Creio porque a nossa percepção das coisas mudam, e para explicar isso melhor eu preciso contar como surgiu essa idéia de imigrar. 

      Eu já tinha ouvido falar por alto sobre imigração para o Canadá, mas não dei muita bola. O que eu sabia sobre o Canadá era que ficava ao norte dos EUA e tnha uma tal de polícia montada !!! Mas tudo começou a mudar quando eu tinha uma reunião de negócios em um típico dia infernal de verão carioca. Como não sou nem um pouco calorento eu cheguei ao local suando bicas, e ao comentar isso com a pessoa que estava me esperando para a reunião eu soltei a seguinte frase "Eu detesto calor, acho que eu deveria ter nascido no Canadá !!!"

      Os olhos dessa pessoa brilharam e ele começou a falar por quase uma hora sobre a experiência de intercâmbio dele em Vancouver. Ele falou tão bem do Canadá que eu não tive como não comecar a pesquisar, e ai fiquei sabendo sobre o programa de imigração e etc. Começou então minha jornada em busca de informações sobre esse imenso país chamado Canadá.

       Como esse post está ficando longo, vou dividir essa estória em partes.